Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Intestino
  • Data: 6 Setembro, 2023
  • Categoria: Saúde

Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Intestino: A Importância da Prevenção e dos Exames de Rastreio

O Cancro de Intestino, também conhecido como cancro colorretal, é uma das principais causas de mortalidade por cancro em Portugal. A sua incidência tem vindo a aumentar, tornando-se um problema de saúde pública de grande relevância. Felizmente, a prevenção desempenha um papel crucial na luta contra esta doença. O Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Intestino, que se assinala dia 30 de setembro, é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da prevenção e dos exames de rastreio.

Prevenção: O Primeiro Passo na Luta Contra o Cancro de Intestino

A prevenção do Cancro de Intestino começa com a adoção de um estilo de vida saudável. Alimentação equilibrada, rica em fibras, frutas e vegetais, associada à prática regular de atividade física, pode reduzir significativamente o risco de desenvolver esta patologia. Evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco também desempenha um papel fundamental na prevenção.

Exames de Rastreio: Detectar a Tempo para Tratar com máxima brevidade

A prevenção não se resume apenas a hábitos de vida saudáveis; é igualmente importante submeter-se a exames de rastreio regulares. Para o Cancro de Intestino, os principais exames de rastreio incluem:

    1. Colonoscopia: Este exame permite a visualização direta do cólon e a identificação de pólipos ou lesões pré-cancerígenas. É recomendado a partir dos 50 anos, com repetição a cada 10 anos ou conforme orientação médica.

    2. Teste de Sangue Oculto nas Fezes (TSOF): Este teste procura vestígios de sangue nas fezes que não são visíveis a olho nu. Deve ser realizado anualmente a partir dos 50 anos.

   3. Tomografia Computorizada (TC) Colonográfica: Uma alternativa à colonoscopia, a TC colonográfica utiliza raios-X para detetar lesões no cólon. É recomendada a cada 5 anos a partir dos 50 anos.

A deteção precoce do Cancro de Intestino aumenta significativamente as hipóteses de tratamento bem-sucedido, tornando os exames de rastreio uma ferramenta fundamental na prevenção.

Lifefocus: Contribuindo para a Saúde dos Portugueses

No âmbito da prevenção e do diagnóstico precoce do Cancro de Intestino, a Lifefocus desempenha um papel crucial. Com clínicas de gastroenterologia em várias localizações do país, o Grupo disponibiliza serviços de excelência na área da saúde gastrointestinal. Os seus especialistas altamente qualificados realizam exames de rastreio e colonoscopias, promovendo a saúde dos portugueses e contribuindo para a deteção precoce de eventuais problemas.

Em suma, o Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Intestino é um lembrete da importância da prevenção e dos exames de rastreio na luta contra esta doença devastadora. Através da adoção de um estilo de vida saudável e da realização regular dos exames recomendados, podemos reduzir o impacto do Cancro de Intestino em Portugal e melhorar a qualidade de vida dos nossos concidadãos.

 

Fontes:
Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia – https://www.spg.pt/
Liga Portuguesa Contra o Cancro – https://www.ligacontracancro.pt/
Direção-Geral da Saúde – https://www.dgs.pt/
Partilhar:

Tags: